domingo, 6 de junho de 2010

UMA PALAVRA AOS JOVENS


INTRODUÇÃO
Geralmente, quem faz estudos para os jovens são obreiros, experientes, casados. Eu sou jovem, não tenho a experiencia de uma pessoa casada, mas conheço bem de perto as dificuldades e tentações que nós, jovens, passamos. Por isso resolvi escrever estas poucas linhas para encorajar outros jovens cristãos.
Não quero com isso menosprezar o conselho dos mais velhos, este foi o erro de Roboão. Roboão desprezou o conselho dos anciãos e acatou o conselho dos jovens, por isso o reino de Israel foi divido(1Rs 12:1-15).
Dito isto posso continuar a escrever! Neste pequeno escrito procurarei dar um enfoque mais prático do que teórico, mas sempre voltado para a Palavra de Deus e seus princípios. Estou certo que aplica-los em sua vida será de grande proveito, pois tem sido na minha.
Se queremos ter uma vida santa e que agrada ao Senhor, temos que entender alguns conceitos, alguns princípios espirituais e tomarmos algumas atitudes; e certamente a graça do Senhor nos sustentará.

REMIR O TEMPO
Primeiramente, quero dizer que este é um período muito importante de nossas vidas. Num futuro talvez bem próximo muitos de nós estaremos casados. Mas queria dizer aos jovens que aproveitem bem este tempo.
“ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5:15-16 RA)
A Bíblia nos diz: “ ...O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem: a solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” (1 Coríntios 7:32-34).
Por isso devemos aproveitar muito bem esta fase, por que talvez nunca mais nós tenhamos tanta liberdade, disposição de tempo e vigor como agora. Possamos então aproveitar este tempo para nos dedicarmos nas coisas do Senhor, para ler e meditar palavra do Senhor, para servimos os irmãos naquilo que o Senhor nos dirigir.
Quanto tempo gastamos com TV, filmes, novelas, jogos, brincadeiras e conversas bobas? O jovem em geral tem muito tempo, no entanto a maioria aproveita-o muito mal, muitos perdem horas com coisas que não edificam e mesmo que são até prejudiciais. Temos que remir o tempo porquanto os dias são maus (Ef 5:16).
Jovem consagre tempo para leitura e estudo da Bíblia. No Salmo 119:9 está escrito: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”. Aprenda administrar seu tempo, seja um bom mordomo, um servo fiel, use-o também para se dedicar aos estudos, fazer cursos, aprender uma profissão etc. Muitas coisas do mundo têm a missão de tomar o nosso tempo, temos então que vigiar para não cairmos nessas ciladas de satanás. Não deixe que este tempo tão importante de tua vida passe sem proveito; “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Ec 12:1).
Algumas coisas que podem nos roubar tempo; televisão, jogos, musicas, praça, pizzaria,
conversas, lanchonete. A maioria destas coisas são licitas, mas cuidado para elas não se tornarem um fim em si mesmas.
“ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:12 RC).
Não estou dizendo que você não deva ter lazer, não é isso! Não me entenda mal. Estou dizendo para você não dar demasiada importância as coisas simplesmente desta vida.
“Portanto se já ressuscitaste com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado a destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Cl 3:1-2)
“Buscai primeiro o reino de Deus, a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”.(Mt 6:33).

A SEXUALIDADE
Este talvez seja o maior campo de tentação para os jovens, muitos jovens sucumbem na carreira cristã justamente aqui. Mesmo os jovens que querem sinceramente viver uma vida santa são tentados nesta área.
O sexo em si mesmo não é pecaminoso. Ele se torna pecado se praticado fora do que Deus estabeleceu. E Deus estabeleceu que fosse feito entre pessoas casadas, fora do casamento é prostituição (fornicação) ou adultério.
“ Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” (Hebreus 13:4 RC)
Mesmo o desejo sexual não é pecado, foi Deus quem o criou. Mas Satanás pode usa-lo para levar as pessoas ao pecado de fornicação(para os solteiros) ou adultério(para os casados).
Devemos,então, tomar algumas atitudes que nos ajudarão a manter-nos firmes. Eis a seguir uma lista de atitudes para vencer nesta área:

Oração - Como tudo na vida do cristão, devemos lançar perante o Senhor todas as nossas tentações, confessando os pecados e pedindo a ele força. Não tenha medo de falar para o nosso Amado Senhor tudo que você sente. E se pecar confesse imediatamente não espere para amanhã, não tenha vergonha de Deus “ Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.” (Salmos 103:14 RA)
Uma vida de oração certamente é o segredo dos grandes homens de Deus e também dos
jovens vitoriosos.

Olhar - Muito cuidado com o que você vê, “ São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lucas 11:34 RA). Muitas concupiscências seriam evitados se deixássemos de ver algumas coisas. Mais uma vez, muito cuidado com a televisão, pois a maioria dos filmes, programas e novelas contem apelos sexuais que só farão aumentar aquela força dentro de nós que nos induz a pecar. Você vendo estes coisas estará alimentando sua carne e não terá forças para resistir as tentações. “ Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.” (Romanos 8:6 RA)

Lugar - Não se ponha em situação de risco, se você tem namorada (ou namorado) não fique em lugares isolados a sóis com ela. Por mais espiritual que você seja, nesta questão não há ninguém bom. Quanto ao diabo a bíblia diz: “ Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7 RA), mas quanto à carne lembra do exemplo de José? (Gn 39:7-12) Fuja!

Tempo – Não vou me alongar neste ponto pois creio que já falei o bastante. Só para completar, “mente vazia é oficina do diabo” apesar de não ser uma citação bíblica, o principio é. Em filipenses 4:6 diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
Se você fica ocioso você esta tentando a satanás, esta tentando ele a te tentar. Entendeu?Mas também, não vale preencher o tempo com coisas vãs! há muitas coisas boas com as quais você pode preencher seu tempo; meditação na Palavra, oração, comunhão com os irmãos, leitura de bons livros, estudos etc.

Conversa - aquilo que você ouve e aquilo que você fala também podem ser algo para alimentar ainda mais os teus desejos, muito cuidado com o que você está ouvindo, muito cuidado com piadas imorais, ao ouvir a mente cria a imagem daquilo que se ouve. Não se assente na roda dos escarnecedores (Sl 1:1), você será induzido a participar do escárnio. Esteja ciente de que daremos conta de cada palavra torpe que proferirmos.
“ Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mateus 12:36-37 RA)
“... porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 6:45 RA).

Namoro – Nada deste negocio de “ficar”, isso é só para alimentar a carne. Se você não quer ter um compromisso serio com objetivo de casar, então pra quer namorar? Só pra alimentar a carne? E mesmo que você tenha um namoro serio, nada daqueles beijos de cinema, isso é coisa para
casados! Ouviu?
“Foge também das paixões da mocidade”. (2Tm 2:22).

Companhia - Muito cuidado com quem você anda pois: “ Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Provérbios 13:20 RA)
O cristão deve procurar a companhia de outros cristão sinceros.
“ Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22 RA)
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6:14-15 RA)
Resumindo, se você alimentar a carne, você vai sucumbi. Você conhece aquela história dos dois cães?
Diz-se que certo pregador estava pregando em uma aldeia indígena e tentava ensinar aos
índios convertidos algo sobre as duas naturezas dentro de nós, ele então fez a seguinte pergunta aos índios;
- Se vocês têm dois cães do mesmo tamanho e põem eles para brigar, qual será o vencedor?
E no mesmo instante um dos índios respondeu:
- Aquele que você alimentar melhor.
Então é isso meu querido e minha querida; não alimente a carne. “ Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8 RC)

UMA REFLEXÃO
Examinando a bíblia você verá que a grande maioria dos grandes homens de Deus, foram chamados por Deus na juventude.
Alguns exemplos: José, Daniel (foi levado jovem para babilônia), Sadraque, Mesaque,
Abede-Nego, Davi, Jeremias (chegou a dizer que não passava de uma criança), Saulo e vários outros.
E você que ser mais um na multidão? Ou quer fazer a diferença? Ouse amar o Senhor, Ouse ser diferente. Porque a juventude é só uma ilusão, que logo passa. “ ... a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Eclesiastes 11:10 RA)



OS ULTIMOS DIAS
Creio verdadeiramente que estamos vivendo os últimos dias, então não resta mais tempo
para brincadeiras, não importa se somos jovens ou não, o Senhor não nos terá por inocente.
“O Senhor julgará o Seu povo”.(HB. 10:30)
“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se primeiro começa por nós...”. (I Pd. 4:17)
“Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo. Segundo o que praticou, o bem ou o mal.”. (II Co5:10)
“ Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;” (Eclesiastes 11:9-12:1 )



Autor: Solimar Silva e Silva
Marabá, 4 de Janeiro de 2009
e-mail: solimarss@correios.net.br
solimarss@hotmail.com

Um comentário: