quarta-feira, 9 de junho de 2010

Que Denominação é Esta?


Esta é uma pergunta que de um modo geral se faz quando se dá um folheto, ou quando convidamos a alguma reunião para o estudo da Palavra de Deus. Sem dúvida é uma pergunta sábia, especialmente nestes dias de tanta confusão.

Mas, o que teria acontecido se a mesma pergunta houvesse sido feita nos dias dos apóstolos? Suponhamos que você tivesse vivido naquela época, e um dia se encontrasse com o apóstolo Pedro e lhe perguntasse:

-- Pedro, que denominação é esta?

Você pode imaginar a resposta? Pedro, sem dúvida, teria coçado a cabeça completamente perplexo, porque não haviam denominações na sua época. O crente procurava seguir a ordem divina.

Deus tem uma Igreja neste mundo, mas não é uma organização da qual você pode por si próprio tornar-se membro. É possível fazer-se membro de uma "igreja" feita por homens, e depois "deixá-la" se você não ficar satisfeito. Mas você nunca poderia fazer a si mesmo membro da Igreja de Deus, a qual é chamada "a Igreja do Deus vivo" (1 Timóteo 3.15).

Temos que voltar ao fundamento, o qual é Cristo. "Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3.11). A Palavra de Deus nos diz que somos pecadores culpados diante dEle, perdidos em nossos pecados e "por natureza filhos da ira" (Efésios 2.1-3). Mas Deus, em Seu amor e misericórdia, enviou Seu próprio Filho a este mundo para pagar por nossos pecados na cruz.

Primeiro o Senhor Jesus veio a Seu próprio povo terreno, Israel. "Veio para o que era Seu e os Seus não O receberam" (João 1.11). Então, foi entregue para morrer na cruz pelos pecados de todo o mundo. Triunfante, Se levantou de entre os mortos, ascendeu à destra do Pai, e enviou o Espírito Santo ao mundo no dia de Pentecostes.

Com Sua ascensão e a vinda do Espírito Santo, havia chegado o tempo, no programa eterno de Deus, de colocar de lado a nação de Israel, e trazer uma coisa completamente nova -- Sua Igreja. É chamada "Igreja, que é o Seu Corpo" (Efésios 1.22,23).

Sua Igreja não é "denominada". Isto é, não tem nome dado pelos homens, nem é uma organização humana, porém é composta de pessoas salvas, tanto judeus como gentios. Não tem lista de membros na terra, e ninguém pode fazer-se membro dela. Mas quando alguém vem a Deus como um pecador culpável, e recebe ao Senhor Jesus Cristo em seu coração como seu Senhor e Salvador, seu nome está escrito no Céu e imediatamente é "acrescentado" à Igreja pelo próprio Senhor (Atos 2.47). Passa a levar, então, o nome de seu Salvador, e é feito uma "nova criatura" em Cristo (2 Coríntios 5.17). Não necessita outro nome e nem precisa fazer-se membro de algo inventado pelo homem.

Durante o tempo primitivo da Igreja, os crentes se reuniam simplesmente para estudar a Palavra. Não tinham nomes ou organizações denominacionais, e nem o mecanismo da atualidade. Mas as idéias mundanas penetraram mais e mais, e a simplicidade devida a Cristo desapareceu (2 Coríntios 11.3). O homem religioso sempre está acrescentando algo à ordem simples de Deus.

Deus não é o autor de nenhuma denominação. Algumas delas abraçam algumas verdades bíblicas muito sadias, e têm muitos crentes, nascidos de novo, em suas organizações. Mas os crentes são assim divididos uns dos outros por seus nomes. Isto é um pecado contra Deus.

Os crentes primitivos não se "denominavam" ou tinham nomes postos por eles. Eram conhecidos por termos como "discípulos", "crentes", "santos", "cristãos", ou qualquer nome que pudesse ser levado por TODOS os crentes. Não temos nenhuma base bíblica para levar um nome que não possa ser levado por todos os filhos de Deus neste mundo. Fazer isto é querer dividir o "um só Corpo" de Cristo (1 Coríntios 12.12).

O Filho de Deus deve ter um sadio e inteligente conhecimento da Palavra de Deus. Não deve estar em jugo desigual tendo comunhão com os inconvertidos, mas deve "sair do meio deles" como nos diz 2 Coríntios 6.14-18.

O crente deve honrar o Senhorio de Cristo, reconhecendo-O como Senhor. O mundo religioso Lhe nega esta honra e quase universalmente se refere a Ele como "Jesus", o nome de Sua humanidade. Vemos como Paulo, em suas epístolas, cuidadosamente O trata honradamente como "O Senhor Jesus Cristo".

Os crentes devem tratar de, a qualquer custo, se reunir para estudar a Palavra a fim de se edificarem uns aos outros na fé. Muitas vezes isto tem que ser feito em pequenas reuniões caseiras, porque a verdade não é aceita em lugares humanamente elevados. "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério" (Hebreus 13.13).

9 comentários:

  1. Irmão Solimar, em sua palavra Deus nos fala:
    “Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi, porventura, a minha mão que fez todas estas coisas?” (Atos 7.48-50).
    Mas eu lhe pergunto: o que há de errado em se ter um lugar especifico em que os membros do corpo possam se reunir? Independente do nome que este recebe, é um local como outro qualquer que se escolha para realizar uma reuniao. O importante e com qual intenção a pessoa se dirige ao local. A palavar de Deus nos fala que "onde há dois ou tres reunidos em meu nome lá eu estarei".
    Não entendo essa "aversão" a existencia de "Casas de Oração".Se a mensagem pregada é Salvação em nosso Senhor Jesus, é a oração e a remissão dos pecados, é o convite ao arrependimento, o que há de errado em congregar em um templo? Neste lugar há reuniões de pessoas que adoram ao Deus triuno, criador e redentor, que anseiam pela volta do cordeiro que tira o pecado do mundo e anseiam habitar na nova terra.

    ResponderExcluir
  2. Se a pessoa que se dirige a reunião nao tiver a consciencia de que ela mesma é o templo, que é na pessoa que o Espirito de Deus quer habitar, não importa meu irmão onde a pessoa se reune para adorar!
    Independe de denominação sempre necessitará de um lider, de uma direçao para que a obra de Deus progrida. Se a essas pessoas se entitula pastor, prebistero, diacono, dirigente, ancião, ou simplesmente nenhum titulo o que interessa é a obra de que maneira a esta fazendo. Parafraseando "O coração do homem é terra que outro homem não pisa", quem pode me garantir com que intenção uma pessoa a frente de um trabalho na seara de Deus? O que me resta é confiar, todos deverão prestar contas diante do Grande juiz.
    A palavra de Deus deve ser anunciada esse é o nosso dever, de maneira que o grande dia se aproxima em que Cristo Jesus descerá dos céus: (I Tessalonicenses 4:16) – Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    Oxalá possamos estar entre os santos do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Finalizando com uma pergunta a voce meu querido irmão: A que Deus tu serves?
    Muitas pessoas se dizem evangélicas, membros da igreja de Cristo, mas realmente você acredita que só há um Deus sendo adorado, que realmente todas servem ao Cristo que morreu na cruz?
    Jesus em sua palavra disse (joao 14:10)...as palavras que eu digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. E em seguida disse, (Joao 14:15) Se me amais, guardai os meus(nossos)mandamentos e o proprio Jesus reafirmou em Mateus 5:18 "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido".
    A palavra de Deus é a verdade e deve ser a referencia-base para guiar a igreja de Cristo.
    Sou sua admiradora meu irmão e agradeço a Deus por ter proporcionado o nosso encontro.
    Continue divulgando o evangelho de Cristo, seja um anunciador de boas novas...Abraços

    ResponderExcluir
  4. Paz amada irmã LN,

    Você me perguntou: o que há de errado em se ter um lugar especifico em que os membros do corpo possam se reunir? Mas acredito que você mesmo já respondeu a esta pergunta! Acredito que não há nada de errado em se ter um local para se reunir com os irmão.“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20 RA).

    O problema surge quando a reunião não é em nome do Senhor, é em nome de um grupo, é em nome de um pessoa, é em nome de uma doutrina, etc.

    Outro problema que pode surgir é o ensino que esse local é “sagrado”. Esse ensino sim é prejudicial, pois anula varias passagem das escrituras, como a de Mt 18:20 e de Jo 4:23.

    A mulher samaritana de João 4, tinha justamente esta duvida: onde é o lugar de adoração? Em Jerusalém ou no monte Gerizim? Mas Jesus lhe respondeu: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23 RA)


    Além do mais, a essência do texto que foi postado não é o local de reunião, mas o denominacionalismo. Entenda-se denominacionalismo o fato de se dividir do restante do Corpo de Cristo, formando um grupo sob o emblema de uma doutrina(falsa ou verdadeira), de uma pessoa, de uma pratica, etc.

    Cremos no batismo, mas nem por isso devemos nos denominarmos “batistas”.
    Cremos que há presbíteros no Corpo de Cristo, mas nem por isso devemos nos denominarmos “presbiterianos”.
    Cremos nos dons(do grego charismas), nem por isso devemos nos denominarmos “carismáticos”. Cremos no pentecoste, mas nem por isso devemos nos denominarmos “pentecostais”.
    Cremos que Martinho Lutero foi um grande servo de Deus, mas nem por isso devemos nos denominarmos “Luteranos”.
    Cremos nos métodos de Deus, mas nem por isso devemos nos denominarmos “Metodistas”.
    Cremos no advento(vinda) do Senhor Jesus, mas nem por isso devemos nos denominarmos “adventistas”.
    Não ousamos colocar sobre nós qualquer nome que não possa ser usado por todos os filhos de Deus.

    Faço minhas as palavras do irmão David Dyer: “Quando somos bem sucedidos ao ministrar Vida a outras pessoas, elas amarão mais a Deus; aprenderão a andar em intimidade com Ele; aprenderão a ouvir a Sua voz e a Lhe obedecer. Conseqüentemente, desejarão estar junto com outros que sentem esse mesmo amor. Então irão procurar companheirismos. Elas irão naturalmente procurar por chances de se juntar a outros para orar, louvar e compartilhar. Assim, a casa de Deus irá crescer e será edificada.”

    “...Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22 RA)


    Irmã, espero não te-la ofendido, não sou o dono da verdade, sou apenas um irmão(falível) como qualquer outro. Meu único objetivo é contribuir com a edificação da Igreja, e o desejo do meu coração é que o Senhor nos leve a conhece-lo cada vez mais. Possamos então está cada vez mais aprendendo uns com os outros a viver conforme a palavra de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Em Cristo,
    Solimar Silva e Silva

    ResponderExcluir
  5. Irmã LN a graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo,

    Você me fez também a seguinte pergunta: quem pode me garantir com que intenção uma pessoa a frente de um trabalho na seara de Deus?

    Olhar irmã, há princípios que o próprio Senhor Jesus nos ensinou e que devemos segui-los para poder discernir o falso ministro.

    Jesus disse:“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 6:45 RA).

    Então, podemos provar uma pessoa pelo que ela fala. Para aplicar este principio você tem que observar a pessoa na sua vida cotidiana, no seu trabalho, na sua casa, com seus filho, com sua esposa. A pessoa pode até ser hipócrita um momento lá no púlpito, mas na sua vida cotidiana ela vai mostrar quem ela realmente é.

    E mais, se você conhece o Senhor, você vai também reconhecer aqueles que estiveram com Ele, você vai ver os seus rostos resplandecendo (Êxodo 34:29). Para exemplificar, vamos imaginar que uma pessoa tente se passar por mecânico, ele pode conversar com varias pessoas e convence-las que realmente é mecânico, mas um verdadeiro mecânico não será enganado, pois este conhece “as verdades mais profunda” da mecânica. A nossa intimidade com Deus é que nos guarda da sagacidade do inimigo.

    O Senhor Jesus nos ensinou como escapar dos falso profetas:
    “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mateus 7:15-22 RA)

    Ou seja, podemos reconhecer um servo de Deus e um servo do inimigo pelos seu atos, não pelos seus atos praticados num momento, mas todos os seus atos no cotidiano.

    E além de tudo isso temos o Espirito Santos habitando em nós, que nos da testemunho. Há inclusive um dom especifico para isso, o “discernimento de espirito”(1 Co 12:10)

    “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.” (1 João 2:20 RA)

    “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:15-16 RA)


    Então, termos a palavra do Senhor, temos o A Unção(Espirito Santos) e temos o dom “discernimento de espirito” a nossa disposição, para nos dá discernimento. A grande questão é que devemos ter intimidade com o Senhor, se não tivermos, não conseguiremos discernir os falsos ministros.

    “Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” (1 Coríntios 6:3 RA)


    Em Cristo,
    Solimar Silva e Silva

    ResponderExcluir
  6. Irmã LN,

    Vale também ressaltar que o apostolo João nos exortou a exercermos o discernimento, porque maior é o que está em nós:

    “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4:1-6 RA)

    Em Cristo,
    Solimar Silva e Silva

    ResponderExcluir
  7. Irmã LN,

    Quanto a indagação a que Deus eu sirvo. Gostaria de dizer que sirvo ao Deus, de Abrão, de Isaque e de Jacó. Sirvo ao Rei eterno, invisível(mas real), Deus único. Sirvo àquele que tanto nos amou, mesmo nós ainda sendo pecadores, que entregou seu Filho unigênito para morrer numa rude cruz em nosso lugar. Sirvo ao único digno de louvor, a Ele seja a honra e a gloria pelos seculos dos seculos, amém!!!

    Em Cristo,
    Solimar Silva e Silva

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resposta e não esperava nada contrário a isso.
    Eu vejo a unção de Deus em você desde o primeiro encontro que tivemos.
    Eu o admiro e sei que tenho muito que aprender com vc.
    Eu me esforço para servir unicamente ao Deus Criador e mantenedor de todas as coisas. Ao Deus que fala de Genesis a Apocalipse, ao Deus que diz que "passarão os céus e a terra mas a Sua palavra não passará."
    Tenho me esforçado nesse propósito, pois creio que a vida nao se resume a este mundo.
    Paz do Senhor amado irmão.

    ResponderExcluir
  9. "Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (I Coríntios 1 : 13)
    DENOMINAÇÃO,é abominação para CRISTO,temos que ser um para o mundo creia nele,como um corpo vai ter vida com seus membros dilascerados,mano esse blog fala as verdades que muitos nao querem ouvir,"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3)paz a todos!!!

    ResponderExcluir