quinta-feira, 10 de junho de 2010

Batismo pelos mortos


“Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos? Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?” (1 Coríntios 15:29 RA)

Em algumas religiões como por exemplo no mormonismo há a pratica de se batizar pelos mortos. Isto consiste em realizar um ritual de batismo com uma pessoa viva em nome de uma outra pessoa que já morreu. Como se fosse um batismo por procuração. No momento do batismo a pessoa viva estará representando um pessoa que já morreu e que não foi batizada quando em vida, como se no momento do batismo o espirito da pessoa morta entrasse no corpo da pessoa viva que está sendo batizada.

Um costume parecido era praticado e ensinado na igreja em Corinto, como mostra o verso no inicio deste texto. No entanto a Bíblia não dá detalhes sobre esta pratica e nem mesmo é citada em outra parte das Escrituras. Como então poderemos entender este verso? Analisando o capitulo 15 de 1Corintios, que é o contexto deste verso, podemos chegar a algumas conclusões:

Neste capitulo 15 Paulo esta rebatendo um ensino errôneo que era sustentado por alguns de Corinto, no verso 12 podemos ver que alguns afirmavam que não há ressurreição dos mortos, então Paulo começa a mostrar através de vários argumento que a ressurreição é um fato e a base do evangelho.

Dentre os vários argumento usados por Paulo para provar a ressurreição; um é que eles praticavam outra doutrina errada que contradizia o ensino de que não há ressurreição, ou seja as suas próprias praticas eram contraditórias entre si. Se alguem se batizava pelos mortos era na esperança da ressurreição desta pessoa que morreu, mas esses mesmos que praticavam este ritual ensinava que não havia ressurreição, e assim se contradiziam. Por isso Paulo exorta-os a volta a sobriedade, por que esses tais não tinha conhecimento de Deus.

“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.” (1 Coríntios 15:34 RA)

Solimar Silva e Silva
solimarss@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário