Nossa Igreja







*As citações bíblicas estão em negrito

Uma pergunta freqüentemente que me fazem é: de que igreja você é? Diante de tão grande confusão de nossos dias no meio da cristandade esta pergunta se toda difícil de ser respondida com poucas palavas. Primeiro é necessário que se explique ao indagador o que é “igreja”. Na maioria das vezes a pessoa que faz esta pergunta tem um entendimento de que igreja é uma instituição religiosa, entidade sem fins lucrativos; alguns até mesmo pensam que igreja é um edifício, uma construção. Com certeza se pegarmos um dicionario qualquer, verificamos que é este o significado ali expresso, no entanto, nada disso é a igreja no sentido bíblico.

Na bíblia a palavra igreja nunca se refere a uma pessoa jurídica(instituição religiosa) e muito menos a um prédio, uma construção. Mas afinal então o que é igreja? Vamos ver o que a bíblia nos diz sobre este assunto. Mas antes disso gostaria de abrir um parentese e dizer que como todo verdadeiro cristão creio que a bíblia é a inerrante palavra de Deus a nossa única regra de fé e conduta. Se você não crer na bíblia pode encerar a leitura aqui mesmo, pois nada do que vou dizer adiante vai servi para você. Mas se você crê, vamos lá! Você não vai perder em ler, além do mais se ao final você não gostar do que leu pode jogar tudo no lixo! A única coisa que te peço é que você tenho um coração sincero e deseje realmente saber a vontade do Senhor.

Retornando ao assunto principal, a primeira vez que a palavra igreja parece na bíblia é no texto de Mateus 16:18, transcrito abaixo:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18 RA)

Estas são palavras do próprio Senhor Jesus, e delas já podemos extrair um principio; Jesus falou “a minha igreja”. Ele é a única pessoa que poder dizer estas palavras, não existe a igreja do fulano nem a igreja do sicrano. A única igreja é a igreja do Senhor Jesus. Outra coisa que podemos ver neste versículo é que Jesus falou no singular “a minha”, isto significar que há uma só Igreja. Não existe varias igrejas, existe uma só e pertence ao Senhor Jesus.

Outro lugar em que aparece a palavra igreja é na passagem abaixo:

Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.” (Mateus 18:15-17 RA)
 
O que podemos aprender deste texto? Podemos ver por esse texto que a igreja ouve e que a igreja fala, pois no contexto vemos a hipótese de um irmão que pecou e não quis ouvir a igreja. Isto vem ratificar o que já havíamos falado: Que a igreja não é uma construção, pois construções não falam nem ouvem.

Abaixo mais um versículo que nos mostra isso:
 
“A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia.” (Atos 11:22 RA)

Já sabemos que a igreja não é formada por pedras, tijolos e cimento. Mas então, de que ela é formada? O verso abaixo vem nos esclarecer:
 
“Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” (Atos 8:3 RA)

Podemos então ver aqui que a igreja é formadas por pessoas, por homens e mulheres, por todos os irmãos.
É válido também mencionar que a bíblia usa várias figuras para se referir a igreja e seu relacionamento com Cristo:

A Igreja como a esposa de Cristo:
 
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5:25-27 RA)
 
A Igreja como a Casa de Deus, a casa de Deus é a Igreja, é o seu povo, não é nenhuma construção:
 
“E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas; Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.” (Hebreus 3:5-6 RA)
 
A igreja como o corpo de Cristo:
 
“Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;” (Colossenses 1:24 RA)

Neste aspecto cada cristão é um membro do Corpo, um irmão é um pé , outro irmão é um braço, outro é uma mão e assim por diante. E todos juntos o formam o Corpo de Cristo, forma a Igreja. E Cristo é a Cabeça.
 
“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” (1 Coríntios 12:27 RA)
 
E detalhe, há um só Corpo, Cristo tem um só Corpo, ou seja há uma só Igreja.
 
“O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.” (1 Coríntios 12:20 RA)

Fazendo um resumo a Igreja é conjuntos de todos os filhos de Deus, de todos aqueles que receberam o Senhor Jesus com Senhor e Salvar de suas vidas, de todos aqueles que nasceram de novo.

Depois disso tudo posso, então, te responder de que Igreja eu sou, da única! Não pertenço a nenhuma instituição religiosa(ou denominação). Agora é minha vez de te perguntar: Você quer fazer parte da Igreja? Não sabe como? Vou te dizer:

Como a Igreja não é um edifício, não podemos entrar na Igreja e sair da Igreja. Como ela também não é um instituição, não da para se filiar a ela. Quando se trata de um instituição religiosa você pode se tornar membro(filiando-se) ou deixar de ser membro quando bem entender. Mas a Igreja é o Corpo de Cristo é como se faz para se tornar membro deste Corpo?

Pense no seu corpo, querido(a) leitor(a). O que a sua mão fez para ser parte do seu corpo? Ela chegou um belo dia e disse: “a parti de hoje vou entrar nesse corpo e ser parte dele, achei ele tão bonitinho!” Foi isso? Obvio que não! A única maneira de um dos nossos membros se tornar parte de nosso corpo é nascendo lá. O mesmo acontece com o Corpo de Cristo, para sermos membros desse Corpo precisamos nascer de novo. Veja só o dialogo que Jesus teve com um certo fariseu chamado Nicodemos:

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3:3-8 RA)

Todos um dia nascemos da carne, mas todo homem precisa nascer novamente para entrar no Reino de Deus, para fazer parte do Corpo de Cristo. É necessário nascer do Espirito. Como acontece isso? Jesus continua e explica a Nicodemos:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18 RA)

A bíblia nos ensina que todos nós somos criatura de Deus, mas que só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos o Senhor Jesus crendo no seus nome e na sua obra redentora. E Assim passamos a fazer parte da povo de Deus, da sua Igreja.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12 RA)

É isso meu querido(a) leitor(a). Se você já é nascido de novo, já é um seguidor do Senhor Jesus, quero te dizer que somo um só Corpo em Cristo Jesus é não há motivo de estarmos divido, o mesmo Espirito que habita em mim habita em ti. Agora querido(a) amigo(a) se você ainda não tomou a decisão de se seguir o Senho Jesus, se você ainda não tem a experiencia do novo nascimento quero te dizer que o que Jesus padeceu naquela cruz foi por mim e por você. Pois um dia tudo passará, a bíblia diz: “...tudo passa rapidamente, e nós voamos.” (Salmos 90:10 RA), como é breve a vida humana! Nossas vidas não tem sentido quando não temos Jesus. Ele é o motivo da nossa existência. E há promessas maravilhosas para aqueles que o amam. Este mundo é cheio de tristeza e dor, quem nunca chorou? O bebê logo que nasce tem que chorar, já entramos nesta mundo chorando, o que você espera deste mundo? Ele vai de mal a pior.
Olha a promessa que o Senhor tem para os seus:

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21:1-6 RA)

Oração:

“O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Números 6:24-26 RA)

Amém!!!