terça-feira, 1 de junho de 2010

Títulos e hierarquia

● Jesus proibiu o uso de títulos
“ Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:8-12 RA)


● Jesus proibiu hierarquia no meio de seu povo
“ Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:25-28 RA)


● A liderança no meio do povo de Deus é mais pelo exemplo do que pela autoridade
“ Rogo, pois, aos presbíteros(ancião) que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos(exemplo) do rebanho.” (1 Pedro 5:1-3 RA)


● A lista de Efesios 4:11 não é uma lista de títulos.
Se assim fosse estaria contrariando os ensinamentos do próprio Senhor Jesus(Mt 23:8-12). Na verdade as palavras neste verso são descrições de funções que alguns cristãos desempenham como membros do corpo de Cristo.

“ E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:11-16 RA)


● Ministro
A palavra ministro significa simplesmente “SERVO”, não indica nenhuma posição de superioridade, pelo contrario indica subordinação e servidão.
Veja abaixo uma lista de algumas palavras gregas que aparecem no original do Novo Testamento e que são traduzidas para o português como “ministro”:

diakonos => representa o servo em sua atividade de trabalho. Criado, assistente, auxiliar.
douloo => denota um escravo, que está numa permanente relação servil.
therapon => é alguém que executa serviços voluntariamente, seja como homem livre ou escravo.
huperetes => sugere subordinação, é literalmente remador de baixa categoria, remador subordinado.




O proprio Paulo se diz “diakonos”
“ se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro(diakonos). Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro(diakonos) de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:” (Colossenses 1:23-25 RA)



● Diácono
Esta palavra é a tradução da palavra grega diakonos, que segundo o Dicionario VINE denota primariamente “um criado, um servo, um assistente, um auxiliar”.
Na igreja(o Corpo de Cristo) esta palavra serve para designar a função do membro que tem o encargo (não cargo) de servir a igreja do Senhor, como por exemplo, fazer a distribuição das ofertas entre os irmãos e irmãs mais necessitados. Para desempenhar este serviço, é necessário que a pessoal seja cheia do Espirito e de sabedoria.
“ Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;” (Atos 6:1-3 RA)

“ Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.” (1 Timóteo 3:8-13 RA)

● Pastor, Bispo e Presbítero

Na igreja neo-testamentária quem tem a incumbência de de “pastorear” e “liderar” o povo de Deus são os presbíteros, também chamados de bispos. Podemos ver que estes termos designam a mesma pessoas por uma leitura cuidados dos textos de Atos 20:17-29 e Tito 1:5-9.
No entanto esse “liderar” como vimos é muito mais pelo exemplo do que pela autoridade. Pois nenhum servo de Deus por mais espiritual ou por mais dons que tenham pode dominar sobre outros.

“ não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.” (2 Coríntios 1:24 RA)

Lembremos que estes termos não são títulos, pois Jesus Proibiu o uso de títulos. Jesus disse: “vós todos sois irmãos”(Mt 23:8). A palavra presbítero significa simplesmente “ancião”.
O termo Bispo vem do grego Episkopos e significa “supervisor”.






Autor: Solimar Silva e Silva
solimarss@hotmail.com
Marabá, 29 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário