segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Fruto do Espirito - 7ª Parte - MANSIDÃO

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)

MANSIDÃO

Chegamos agora a penúltima parte do fruto do Espirito, trata-se da palavra grega “praotes” que é geralmente, no português, por traduzida por mansidão. De todas as traduções e versões que olhei apenas a NTLH traduziu diferente, ela usa a palavra delicadeza.

O léxico grego de Strong define esta palavra da seguinte maneira:

“Gentileza, bondade, humildade. Este termo está fundamentada na mesma idéia de humildade, e vai além dela. É a atitude de mente e o comportamento que, vindo da humildade, dispõe alguém para receber com gentileza e humildade qualquer coisa que venha a ele de outros ou de Deus.”

O dicionario Vine nos dá uma definição mais detalhada, como se segue:

“prautes” ou“praotes”, forma mais antiga , denota “mansidão”. Em seu uso na Escritura, na qual tem um significa mais extenso que nos escritos gregos seculares, não consiste só no “comportamento exterior da pessoas; nem ainda em suas relações para com o próximo; tampouco na sua mera disposição natural. Antes é uma entretecida graça da alma; e cujos exercícios são primeiro e primariamente para com Deus. É o temperamento de espirito no qual aceitamos Seus procedimentos para conosco como bons, e, portanto, sem disputar ou resistir; está relacionado deperto com a palavra tapeinophrosune [humildade], resulta diretamente dela[...] é somente o coração humildade que também é manso, e o qual, como tal, não luta contra Deus e mais ou menos se debate e combate com com Ele. Esta mansidão, porém, sendo em primeiro lugar uma mansidão para com Deus, tambem o é diante dos homens, até de homens maus, proveniente de um senso de que estes, com os insultos e danos que possam inflingir, são permitidos e empregados por Ele para castigo e purificação dos eleitos”(Trench, New Testament Synonyms, § xlii). Em Gl 5:22, está associado com o termo enkrateia, “temperança, autocontrole, autodomínio”.

O significado de proutes “não é expresso prontamente em nosso idioma, pois o termo mansidão, brandura, comumente usado, sugere franqueza e pusilanimidade em maior ou menor extensão, ao passo que prautes não diz nada disso. Não obstante, é difícil encontrar uma tradução, menos aberta á objeção que 'mansidão'; 'gentileza' foi sugerida, mas como prautes descreve uma condição de mente e coração, e visto que 'gentileza' é apropriada preferivelmente para ações, esta palavra não é melhor que a outra. Deve ser entendido claramente que a mansidão manifestada pelo Senhor e recomendada para o crente é o fruto do poder. A suposição comum é de que quando o homem é manso é porque ele não pode se ajudar; mas o Senhor era 'manso' porque Ele tinha os recursos infinitos de Deus à sua disposição. Descrita negativamente, a mansidão é o oposto da arrogância e egoísmo; é a equanimidade que de espirito que não é nem altivo nem deprimido, simplesmente porque não está de modo algum ocupado com o ego”.

“Em 2 Co 10:1, o apóstolo apela para a 'mansidão [...]de cristo'. Os cristãos são incumbidos de mostrar 'toda mansidão para com todos os homens' (Tt 3:2), pois a mansidão fica bem nos 'eleitos de Deus' (Cl 3:12). A essa virtude o 'homem de Deus' é exortado; ele deve seguir a 'mansidão' para o seu próprio bem (1 Tm 6:11), e no serviço, e mais especificamente em seus procedimentos para com os 'ignorantes e errados', ele deve exibir um 'espirito de mansidão'(1 Co 4;21; Gl 6:1); mesmo 'os que resistem' devem ser corrigidos em mansidão (2 Tm 2:25). Tiago exorta seus 'amados irmãos' para receberem 'com mansidão a palavra […] enxertada' (Tg 1:21). Pedro ordena a 'mansidão' para apresentar a razão da esperança cristã (1 Pe 3:15 RC)”(extraído de Notes on Galatians, de Hogg e Vine, pp. 294, 295).

Como podemos ver, ao contrario do pesamento comum, a mansidão nada tem a ver com falta de animo, apatia, e muito menos com covardia. Mansidão é uma virtude tão necessárias em nossos dias. O nosso Mestre foi manso e devemos seguir seus passos:

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29 RA)

Há gloriosa promessa para os mansos:

“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” (Salmos 37:11 RA)
“Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.” (Sofonias 2:3 RA)
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mateus 5:5 RA)

Por isso somos exortados:

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:12-14 RA)


Oração: Oh! Senhor, como precisamos ter um coração manso, e crer que todas as coisas são para o nosso bem, que nossa luta não é contra a carne. Pai, dá-nos pelo poder do teu Espirito a capacidade de manifestarmos a mansidão de Cristo, nosso cordeiro, e podermos embelezar nosso testemunho diante dos homens e glorificarmos o teu nome. Amém!

* Pusilanimidade = Falta de coragem; fraqueza de ânimo. (Sin.: covardia, frouxidão, poltroneria.)
* equanimidade = Ânimo inalterável, sempre igual, tanto na adversidade como nos bons momentos. Espírito sereno, equilibrado. Correção e imparcialidade.

Em Cristo,
Solimar Silva e Silva
solimarss@hotmail.com
Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

2 comentários:

  1. Amado, boa noite.
    Gostei se seu texto, gostaria de ter encontrado uma definição clara de mansidão.
    Mas louvo ao Altíssimo pelo irmão e seu blog.
    Vou utilizar alguns textos seus para exposição do conceito de mansidão.
    Que julgo ser a capacidade de cumprir a vontade de seu Senhor em submissão aos seus mandamentos - justiça.
    E tive o prazer de conhecer sua cidade.
    Sou professor e sirvo ao Santo no movimento Batista Regular.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amado, boa noite.
    Gostei se seu texto, gostaria de ter encontrado uma definição clara de mansidão.
    Mas louvo ao Altíssimo pelo irmão e seu blog.
    Vou utilizar alguns textos seus para exposição do conceito de mansidão.
    Que julgo ser a capacidade de cumprir a vontade de seu Senhor em submissão aos seus mandamentos - justiça.
    E tive o prazer de conhecer sua cidade.
    Sou professor e sirvo ao Santo no movimento Batista Regular.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir