segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Fruto do Espirito - 6ª Parte - FIDELIDADE/FÉ

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)


Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)



Você deve ter notado que o versículo de Gl 5:22 na vesão RA(Almeida Revista e Atualizada) possui a palavra “fidelidade” e enquanto a versão RC (Almeida Revista e Corrigida) tem em seu lugar a palavra “fé”. Como podemos explicar esta divergência? Afinal de contas fé é uma coisa e fidelidade e outra. Realmente no português fé e fidelidade são palavras diferentes, o mesmo não ocorre no grego, que possui apenas uma palavra para descrever estas duas coisa.

Neste verso aparece o termo grego “pistis”, que segundo o dicionario Vine tem o seguinte significado:

pistis, primariamente, “persuasão firme”, convicção fundamentada no ouvir (cognato de peitho, “persuadir”), sempre é usado no Novo Testamento acerca da “fé em Deus ou em Jesus, ou ás coisas espirituais”.

A palavra é usada com referencia:

(a) à confiança;
“a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé(pistis), para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;” (Romanos 3:25 RA)

(b) à fidedignidade, fidelidade, lealdade;
“E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade(pistis) de Deus?” (Romanos 3:3 RA)

(c) por metonímia, ao que é crido, o conteudo da crença, a “fé” ;
“E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé(pistis).” (Atos 6:7 RC)

(d) à base para a “fé”, a garantia, a certeza;
“porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza(pistis) a todos, ressuscitando-o dos mortos.” (Atos 17:31 RC)

(e) a um penhor de fidelidade, fé empenhada;
“tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé(pistis).” (1 Timóteo 5:12 RC)



Fé é crer na fidelidade de Deus, é ver aquele que é invisível:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hebreus 11:1-3 RA)

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6 RA)

“todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hebreus 10:38-39 RA)

Abaixo segue um trecho do livro “Five, 'Musts' of the Christian Life”(Cinco 'Deveres' da Vida Cristã) de A. W. Tozer:

“Tende fé em Deus” (Mc 11:22).

Há anos atrás Hudson Taylor chamou minha atenção para essas palavras do nosso Senhor, e me falou da imensa bênção que elas tinham sido para ele. Parecia como se o Salvador lhe dissesse: 'Hudson Taylor, vou evangelizar a o interior da China. Se você andar comigo, o farei através de você'. O desafio e a proposta foram alegremente aceitos, e antes que aquele servo fiel de Cristo passasse para o Lar, mil missionários estavam trabalhando na China.

O Segredo que ele tinha discernido foi contar com a fidelidade de Deus, e acreditar que o que foi verdadeiro para Abraão seria verdadeiro para ele mesmo. “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça” (Gn 15:6).

Em 1 Samuel 1 verso 18, lemos da mãe de Samuel, que depois de ter esvaziado a sua alma a Deus, pedindo que um filho pudesse ser dado a ela, segui seu caminho, e tomou o lugar na festa do sacrifício com uma calma satisfeita em seu rosto “a mulher já não era triste”(1Sm 1:18). Se soubéssemos de tudo, suponho que descobriríamos que ela não sentiu nenhuma necessidade de repetir sua oração, de tão segura que estava do que tinha sido concedido, e que seu filho lhe seria dado. Ela reconheceu a fidelidade de Deus.

Em João 4 verso 50, o oficial, que veio da cabeceira da cama de seu filho que estava morrendo para buscar ajuda do Salvador, estava tão satisfeito porque seu pedido tinha sido respondido e seu filho vivia, que voltou para casa imediatamente depois de ter recebido a garantia do Salvador: “vai, o seu filho vive”. “E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e foi-se”. Ele estava tão seguro de que sua petição foi concedia que realmente dormiu em seu caminho para Cafarnaum, de tão confiante que estava não houve mais necessidade de inquietude. Ele reconheceu absolutamente a promessa do Senhor e sabia que o que Ele disse assim deve ser. Ele não estava, portanto, em absoluto surpreso em saber pelos seus empregados na manhã seguinte que o rapaz estava curado. Ele reconheceu a promessa do Senho, e estava em paz.

Em Atos 27 verso 25 e verso 34, Paulo, que descansa na promessa de Deus de que tinha dado a ele a vida de todos os seus colegas passageiros, foi capaz de inspirar tal confiança neles que todos tomaram a sua ultima refeição antes de de lançar a carga de grãos ao mar e isso, antes mesmo que a luz do dia revelasse a enseada pela qual puderam dirigir navio. Já que Deus tinha dado a ele a palavra segura da promessa, sentiu que não havia mas nada para fazer ou temer. Em outas palavras, ele reconheceu a fidelidade de Deus.

Na bela historia de Rute, temos um ilustração na vida humana do semelhante reconhecimento da promessa de um homem confiável. Ao cair da tarde , Noemi e Rute, depois de laboriosa viagem, alcançaram Belém. Provavelmente a velha casa tinha permanecido inabitada e ali se abrigaram, dependendo para se alimenta das respiga de Rute nos campos vizinhos. Ela ajuntou com bom exito, mas a melhora definitiva da posição delas só poderia vir através de algum acordo para seu futuro. Conforme a tradição hebraica tinha uma reivindicação sobre um cidadão importante, um parente próximo, que universalmente reconhecido, e cuja presença no conselho da vila era a garantia da ordem e da justiça. Os pesamentos de Noemi constantemente se voltaram em direção a ele, e ela se alegrou em saber que ele estava preparado para fazer tudo o que estava ao seu alcance para ajuda-las.

A solução desta questão teve de ser decidida pelo conselho da vila. Horas e horas se passaram em suas lentas formalidades. Entrementes as duas mulheres esperavam o veredicto. A mulher mais velha teve fé na cuidadosa providencia de Deus e sentiu-se segura que tudo estaria bem. Rute achou difícil ser paciente. Ela continuou se colocando sobre seus pés, indo á porta, olhando para cima e para baixo da rua, febrilmente com excitação e incapaz de se conter entre luzes e sombras que perseguiam uma a outra em se coração.

Finalmente Noemi não pode suporta-lo mais, e disse: “sossega, minha filha, até que saiba como irá o caso, porque este homem não descancará até que conclua este negocio” (Rt 3: 18). Logo ouviram passos ao longo da rua e Boaz entrou para dizer que tudo foi acertado. O caminho estava aberto para ele ajustar a propriedade e o campo e tomar Rute em casamento. Depois da noite de choro veio a manhã de alegria, e Rute entendeu o que seu futuro marido pretendia dize quando falou do seu descanso sob as asas do Shequinah. Assim essas duas mulheres foram capazes de sentar calmamente esperando, porque confiaram na fidelidade do homem. Quando colocamos a nossa causa e necessidade nas mãos de Cristo, vamos ficar imóveis seguros de que Ele não desistirá nem falhará. Fique sossegada, minha filha, fique sossegada. Descansa no Senhor e espera pacientemente por Ele.

Essas três ilustrações do descanso e paz que entram no coração que aprendeu a confiar na fidelidade divina ou humana, se cuidadosamente ponderandos, apontarão o caminho que devemos andar quando estamos incomodados quanto às questões e aos resultados das nossas orações. Entregue suas cargas a Deus por um ato de fé pueril. Então confie Nele e ouse acreditar que Ele assumiu toda a responsabilidade. Faça conhecidas as suas petições. Deixe-as com Deus. Confie em seu cuidado fiel para fazer tudo o que tem de ser feito. Prossiga em seu caminho em paz.


Oração: Oh! Senhor no dê um coração pronto a confiar na tua fidelidade, um coração que descansa em paz depois de entregar a Ti todas as suas questões. Pois sabemos que todas as coisas estão em tuas mãos e nada está fora do teu controle. Amém!


Em Cristo,
Solimar Silva e Silva
solimarss@hotmail.com
Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC), Revista "O Vencedor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário