domingo, 11 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 4ª Parte - LONGANIMIDADE

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)


Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)



  • LONGANIMIDADE

Do grego “makrothumia”(formado de makros, “longo”, e thumos, “temperamento” ). “A longanimidade é a qualidade de auto-domínio em face da provação que não retalia impetuosamente ou castiga prontamente; é o oposto da raiva, e está associado com a misericórdia.”(Vine).

Longanimidade está intimamente ligada ao nosso relacionamento com outras pessoas, Ser longânimo é ser paciente com as pessoas, suportar as fraquezas e ofensas dos outros.


A Palavra de Deus nos exorta a sermos longânimos com nossos irmãos, a sermos pacientes com suas franquezas e debilidades, e até mesmo suportar suas as ofensas, suportando em amor, o que é diferente de aturar:


Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Efésios 4:1-2 RA)


No mundo somos sempre incentivados a “dar o troco” quando somos ofendidos. Mas a Palavras de Deus nos ensina a não sermos vingativos, pelo contrario devemos ser longânimos e vencer o mal com o bem.


não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:19-21 RA)


O Nosso Deus é longânimo:

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2:4 RA)


e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,” (2 Pedro 3:15 RA)


Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9 RA)



Devemos, então, sermos também longânimos:

sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,” (Colossenses 1:11 RA)


prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Timóteo 4:2 RA)


Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Ts 5:14 RA)



Oração: Senhor, pelo poder do Espirito Santo que já nos foi concedido, faça com que sejamos longânimos, sejamos pacientes com o nosso próximo, não permita que a ira inflame nossos corações. Faz o Fruto do Espirito crescer em nós, para que não vivamos mais em contendas e divisões. Em nome de Nosso Amado Senhor Jesus Cristo. Amém!!!



Em Cristo,

Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário