sábado, 10 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 3ª Parte - PAZ

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)


  • PAZ

Paz é geralmente definida como um estado de calma e tranqüilidade, uma ausência de pertubação ou agitação. Pode referi-se a ausência de guerra. O termo grego na passagem que estamos analisando é “eirene” e realmente tem o significado exposto acima. Este termo descreve:

  1. As relações harmoniosas entre os homens;

    se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:18 RA)

  2. entre as nações;

    E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.” (Apocalipse 6:4 RA)

  1. a isenção de incomodo;

    Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança(eirene) todos os seus bens.” (Lucas 11:21 RA)

  2. as relações harmoniosas entre Deus e os homens, satisfeita pelo evangelho;

    Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.” (Atos 10:36 RA)

    E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;” (Efésios 2:17 RA)

    Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1 RA)


Certamente que no verso que estamos estudando, paz está no plano pessoal do cristão. A todo momento somos agitados e perturbados por problemas e preocupações deste mundo, mas o cristão pode e deve viver acima de toda esta agitação mundana e mesmo em meio a tudo isso ter uma tranqüilidade interior. Devemos aprender a descaçar no Senhor

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29 RA)

A bíblia nos ensina que o cristão dever ser como as águias, elas quando estão em vôos batem muito pouco as suas asas, parece até que não se esforçam para voar, simplemente plainam se deixando levar pelas correntes de ar (vento do Espirito):

O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3:8 RA)

No entanto alguns cristão parecem que não aprenderam plainar, mas estão batendo suas asas de modo frenético e parecem mais com beija-flor do que com águia.

Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela.” (Provérbios 30:18-19 RA)

Precisamos descansar, não podemos ser como os que “Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.” (Isaías 59:8 RA). Pois o Senhor veio para “para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” (Lucas 1:79 RA)

O nosso Deus é o Deus da Paz:

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 5:23 RA)

Se nos inclinarmos para o Espirito teremos esta paz:

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.” (Romanos 8:6 RA)

Devemos buscar a paz:

aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1 Pedro 3:11 RA)

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tiago 3:18 RA)

A paz que o nosso Senhor Já nos deu:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27 RA)

Somos filhos da paz por isso é que saúdamos com “a paz”:

Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lucas 10:5-6 RA)

Finalizando:

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14 RA)

Oração: Oh! Deus da Paz, precisamos que teu Espirito nos conserve em tua paz, pois vivemos em meio a muitas lutas e agitações causados pelo inimigo. Oh! Pai, mostra-nos o caminho da paz e nos capacita a andar nele, não deixe que os nossos corações venham a ser sobrecarregados com as preocupações deste mundo, mas faz-nos entrar no teu descaço. Em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!!!


Em Cristo,

Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC), Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário