quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 2ª Parte - ALEGRIA

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)

  • ALEGRIA/GOZO

Do grego “chara”, significa alegria, deleite, gozo, prazer. Várias coisas podem nos trazer alegria, satisfação, deleite. Mas a alegria que temos através do Espirito Santos é diferente. A alegria comum cessa a medida que se vão os motivos lhe deram inicio. Vemos porém na palavra de Deus uma alegria diferente. Uma alegria que parece não ter motivo de existir. Uma alegria que transcende a logica.

Como alguém pode ter alegria em tribulação e pobreza? Na bíblia vemos irmão, que manifestaram abundancia de alegria em tais circunstancias.

porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria(chara), e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” (2 Coríntios 8:2 RA)

Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria(chara) do Espírito Santo,” (1 Ts 1:6 RA)

...sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo(chara) em toda a nossa tribulação.” (2 Coríntios 7:4 RA)

Como alguem pode se alegra tendo os seus bens roubados?

Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria(chara) o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.” (Hebreus 10:34 RA)

Mas não é somente isso, esta alegria vai além. Somos exortados a não somente sermos alegres nas tribulações, mas também sermos alegres por passarmos por provações.

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria(chara) o passardes por várias provações,” (Tiago 1:2 RA)

Esta é uma alegria que ninguém pode tirar:

...e a vossa alegria(chara) ninguém poderá tirar.” (João 16:22 RA)

Como isso é possível? Isso só é possível se estivermos transbordantemente do Espirito Santos e com alegria do Espirito Santos. É a alegria do Espirito Santo, não nossa, mas em nós.

Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,” (1 Ts 1:6 RA)

Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13:52 RA)

Isso só é possível se habitarmos em outro reino, o reino de Deus:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17 RA)

Esta é a alegria que o Senhor nos dá. Ele nos capacita a sermos alegres até mesmo quando somos tristes. Somo “como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” (2 Coríntios 6:8-10 RA)

A vida cristã é um maravilhoso paradoxo!!!! Aleluia!!!!

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” (Romanos 15:13 RA)

Oração: Papai, mais uma vez confesso minha total incapacidade de viver tua palavra, mas venho lança-me nos teus braços pela fé, desafiando até mesmo a razão, crendo que tu é capaz de me dar da tua alegria, do teu gozo, mesmo nos momentos que eu estiver mais triste. Oh Senhor, era impossível eu ter tua salvação, mas tu me salvou. Era impossível eu ter um relacionamento contigo, hoje sou teu filho. Agora quero do teu gozo, faça o impossível mas uma vez, na minha vida e na vida de todos os teus filhos. Amém!!!


Autor: Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário