quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 1ª Parte - AMOR

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)

Vamos fazer uma investigação sobre o significado de cada palavra que compõe o fruto do Espirito. Vale salientar que não são “os frutos” mas “o fruto”. É apenas um fruto, mas composto de diversas partes(casaca, semente, polpa, etc.). Acima transcrevi os versículos de Gl 5:22-23 em duas versões: a primeira citação na versão Revista e Atualizada e a segunda na versão Revista e Corrigida.

  • AMOR/CARIDADE

No grego é a palavra “agape”. Ao contrario da língua portuguesa, a língua grega possui uma palavra diferente para casa tipo de amor, existem o “erus”, o “phileo” e o “ágape”. “Erus” é o amor romântico, sensual(esta palavra não aparece no Novo Testamento). “Phileo” representa mais intimamente “afeto terno”. Mas no texto bíblico que estamos analisando o que aparece é o termo “agape”. “Agape” é o amor incondicional, é aquele amor que Deus mostrou para com a humanidade(Jo 3:16), mesmo ela sendo extremamente má e pecadora, Ele a amou, a ponto de entregar seu filho em resgate daqueles que nada mereciam senão a morte, este é o “agape”, esta é a caridade de Deus. O “agape” é um amor prático, como podemos ver na 1ª epistola do apostolo João:

Nisto conhecemos o amor(agape): que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor(agape) de Deus? Filhinhos, não amemos(agapao) de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (1 João 3:16-18 RA)

É com este amor que devemos amar nosso inimigos:

Eu, porém, vos digo: amai(agapao) os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” (Mateus 5:44 RA)

A melhor maneira de você saber o que realmente significa o “agape” é lendo 1Corintios 13.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:1-13 RA).

Esta é a palavra que expressa a própria essência de Deus:

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4:16 RA)

Humanamente falando, este tipo de amor é totalmente impossível de ser praticado, mas graças ao nosso Deus que Ele é o Deus do impossível. E para mostrar seu imenso poder nos dá tal mandamento:

Novo mandamento vos dou: que vos ameis(agapao) uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis(agapao) uns aos outros.” (João 13:34 RA).

Oração: Oh! Pai de amor e Deus de toda consolação, conceda-nos o poder do Espirito Santo que tu fizeste habitar em nós para amarmos-nos uns aos a outros e até mesmo aqueles que nos perseguem. Sei oh! Pai, que tal amor é impossível para mim, mas há algo que seja impossível a ti? Quero Pai, ter o fruto do Espirito em mim, pois se já o tenho ainda esta muito pequenino, faço-o crescer e se tornar maduro. Assim oro e te agradeço, em nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem seja a gloria para todo sempre. Amém!!!


Autor: Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com


Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário