segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 5ª Parte - BENIGNIDADE E BONDADE

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)


Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)


  • BENIGNIDADE E BONDADE

Agora vamos analisar duas parte do Fruto do Espirito, a benignidade e a bondade , visto que são muito parecidas é difícil trata-las separadamente.

No grego temos o termo “chrestotes” para benignidade e o termo “agathosune” para bondade. Estes dois termo são tão parecidos que em varias passagens são traduzidos pela mesmo palavra, tanto um termo como o outro encontramos traduzidos por “bondade”. O dicionario Vine define estes dois termos da seguinte maneira:

chrestotes, denota “bondade, benignidade”: (a) no sentido do que é direito, reto(Rm 3:12 “bem”); (b) no sentido de generosidade de coração ou ato, dito acerca de Deus (Rm 2:12; 11:22, tres vezes; Ef 2:7; Tt 3:4); dito acerca dos crentes (2Co 6:6; Cl 3:12; Gl 5:22).Significa “não meramente a bondade ou benignidade como qualidade, antes, é a bondade ou beniginidade em ação, a bondade ou benignidade que se expressa em atos; ainda não a bondade ou benignidade que se expressa em indignção contra o pecado, pois em Rm 11:22 é posta em contraste com a severidade, mas em graças e ternura e compaixão ”.

agathosune, “bondade”, significa a qualidade moral que é descrita pelo adjetivo agatho (descreve aquilo que, sendo “bom” em caráter ou em constituição, é benéfico em seus efeito). È usado, no Novo Testamento, acerca de pessoas regeneradas (Rm 15:14; Gl 5:22; Ef 5:9 2Ts 1:11).

Trench, seguindo Jeronimo, faz distinção entre os termos chrestotes e agathosune, dizendo que o primeiro descreve os aspectos mais benevolentes da “bondade”, o último inclui também as qualidades mais rígidas, pelas quais fazer o “bem” aos outras não significa necessariamente fazer por meios gentis. Ele ilustra que o termo agathosune pelo ato de Cristo limpar o templo (Mt 21:12,13), e denunciar os escribas e fariseus (Mt 23:13-29); mas o termo chrestotes é exemplificado pelo procedimento de Jesus para com a mulher penitente (Lc 7:37-50).

Lightfoot considera o termo chrestotes uma disposição benevolente para com outros; e o termo agathosune, uma atividade gentil em defesa deles.

Já o lexico grego de Strong definem estas palavras da seguinte forma:

chrestotes, 1) bondade moral, integridade, benigdade

agathosune, integridade ou retidão de coração e vida, bondade, gentileza


Benignidade é o contrario de malignidade.

Bondade é o contrario de maldade.


Dar um pão a quem está com fome é bondade, passar manteiga no pão é benignidade.


Desta forma o cristão tem que ser bondoso e benigno, isto significa tratar as pessoas com amabilidade, gentileza, nunca com desprezo. Significa fazer o bem as pessoas. Significa fazer aos outros o que desejamos que façam conosco.


Assim como quereis que vos façam os homens, assim fazei vós também a eles.” (Lucas 6:31 TB)


Oração: Senhor nos ajuda a sermos pessoas bondosas, a sermos pessoas benignas. Tira Senhor, toda malignidade e maldade dos nossos corações, da-nos um coração puro para podermos expressar o teu caráter. Para a tua gloria e para nossa edificação, em o nome do Senhor Jesus. Amém!


Em Cristo,

Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

domingo, 11 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 4ª Parte - LONGANIMIDADE

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)


Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)



  • LONGANIMIDADE

Do grego “makrothumia”(formado de makros, “longo”, e thumos, “temperamento” ). “A longanimidade é a qualidade de auto-domínio em face da provação que não retalia impetuosamente ou castiga prontamente; é o oposto da raiva, e está associado com a misericórdia.”(Vine).

Longanimidade está intimamente ligada ao nosso relacionamento com outras pessoas, Ser longânimo é ser paciente com as pessoas, suportar as fraquezas e ofensas dos outros.


A Palavra de Deus nos exorta a sermos longânimos com nossos irmãos, a sermos pacientes com suas franquezas e debilidades, e até mesmo suportar suas as ofensas, suportando em amor, o que é diferente de aturar:


Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Efésios 4:1-2 RA)


No mundo somos sempre incentivados a “dar o troco” quando somos ofendidos. Mas a Palavras de Deus nos ensina a não sermos vingativos, pelo contrario devemos ser longânimos e vencer o mal com o bem.


não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:19-21 RA)


O Nosso Deus é longânimo:

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2:4 RA)


e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,” (2 Pedro 3:15 RA)


Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9 RA)



Devemos, então, sermos também longânimos:

sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,” (Colossenses 1:11 RA)


prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Timóteo 4:2 RA)


Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Ts 5:14 RA)



Oração: Senhor, pelo poder do Espirito Santo que já nos foi concedido, faça com que sejamos longânimos, sejamos pacientes com o nosso próximo, não permita que a ira inflame nossos corações. Faz o Fruto do Espirito crescer em nós, para que não vivamos mais em contendas e divisões. Em nome de Nosso Amado Senhor Jesus Cristo. Amém!!!



Em Cristo,

Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

sábado, 10 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 3ª Parte - PAZ

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)


  • PAZ

Paz é geralmente definida como um estado de calma e tranqüilidade, uma ausência de pertubação ou agitação. Pode referi-se a ausência de guerra. O termo grego na passagem que estamos analisando é “eirene” e realmente tem o significado exposto acima. Este termo descreve:

  1. As relações harmoniosas entre os homens;

    se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:18 RA)

  2. entre as nações;

    E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.” (Apocalipse 6:4 RA)

  1. a isenção de incomodo;

    Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança(eirene) todos os seus bens.” (Lucas 11:21 RA)

  2. as relações harmoniosas entre Deus e os homens, satisfeita pelo evangelho;

    Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.” (Atos 10:36 RA)

    E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;” (Efésios 2:17 RA)

    Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1 RA)


Certamente que no verso que estamos estudando, paz está no plano pessoal do cristão. A todo momento somos agitados e perturbados por problemas e preocupações deste mundo, mas o cristão pode e deve viver acima de toda esta agitação mundana e mesmo em meio a tudo isso ter uma tranqüilidade interior. Devemos aprender a descaçar no Senhor

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29 RA)

A bíblia nos ensina que o cristão dever ser como as águias, elas quando estão em vôos batem muito pouco as suas asas, parece até que não se esforçam para voar, simplemente plainam se deixando levar pelas correntes de ar (vento do Espirito):

O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3:8 RA)

No entanto alguns cristão parecem que não aprenderam plainar, mas estão batendo suas asas de modo frenético e parecem mais com beija-flor do que com águia.

Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela.” (Provérbios 30:18-19 RA)

Precisamos descansar, não podemos ser como os que “Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.” (Isaías 59:8 RA). Pois o Senhor veio para “para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” (Lucas 1:79 RA)

O nosso Deus é o Deus da Paz:

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 5:23 RA)

Se nos inclinarmos para o Espirito teremos esta paz:

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.” (Romanos 8:6 RA)

Devemos buscar a paz:

aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (1 Pedro 3:11 RA)

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tiago 3:18 RA)

A paz que o nosso Senhor Já nos deu:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27 RA)

Somos filhos da paz por isso é que saúdamos com “a paz”:

Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lucas 10:5-6 RA)

Finalizando:

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14 RA)

Oração: Oh! Deus da Paz, precisamos que teu Espirito nos conserve em tua paz, pois vivemos em meio a muitas lutas e agitações causados pelo inimigo. Oh! Pai, mostra-nos o caminho da paz e nos capacita a andar nele, não deixe que os nossos corações venham a ser sobrecarregados com as preocupações deste mundo, mas faz-nos entrar no teu descaço. Em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!!!


Em Cristo,

Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC), Wikipédia.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 2ª Parte - ALEGRIA

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)

  • ALEGRIA/GOZO

Do grego “chara”, significa alegria, deleite, gozo, prazer. Várias coisas podem nos trazer alegria, satisfação, deleite. Mas a alegria que temos através do Espirito Santos é diferente. A alegria comum cessa a medida que se vão os motivos lhe deram inicio. Vemos porém na palavra de Deus uma alegria diferente. Uma alegria que parece não ter motivo de existir. Uma alegria que transcende a logica.

Como alguém pode ter alegria em tribulação e pobreza? Na bíblia vemos irmão, que manifestaram abundancia de alegria em tais circunstancias.

porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria(chara), e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” (2 Coríntios 8:2 RA)

Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria(chara) do Espírito Santo,” (1 Ts 1:6 RA)

...sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo(chara) em toda a nossa tribulação.” (2 Coríntios 7:4 RA)

Como alguem pode se alegra tendo os seus bens roubados?

Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria(chara) o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.” (Hebreus 10:34 RA)

Mas não é somente isso, esta alegria vai além. Somos exortados a não somente sermos alegres nas tribulações, mas também sermos alegres por passarmos por provações.

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria(chara) o passardes por várias provações,” (Tiago 1:2 RA)

Esta é uma alegria que ninguém pode tirar:

...e a vossa alegria(chara) ninguém poderá tirar.” (João 16:22 RA)

Como isso é possível? Isso só é possível se estivermos transbordantemente do Espirito Santos e com alegria do Espirito Santos. É a alegria do Espirito Santo, não nossa, mas em nós.

Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,” (1 Ts 1:6 RA)

Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13:52 RA)

Isso só é possível se habitarmos em outro reino, o reino de Deus:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17 RA)

Esta é a alegria que o Senhor nos dá. Ele nos capacita a sermos alegres até mesmo quando somos tristes. Somo “como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” (2 Coríntios 6:8-10 RA)

A vida cristã é um maravilhoso paradoxo!!!! Aleluia!!!!

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” (Romanos 15:13 RA)

Oração: Papai, mais uma vez confesso minha total incapacidade de viver tua palavra, mas venho lança-me nos teus braços pela fé, desafiando até mesmo a razão, crendo que tu é capaz de me dar da tua alegria, do teu gozo, mesmo nos momentos que eu estiver mais triste. Oh Senhor, era impossível eu ter tua salvação, mas tu me salvou. Era impossível eu ter um relacionamento contigo, hoje sou teu filho. Agora quero do teu gozo, faça o impossível mas uma vez, na minha vida e na vida de todos os teus filhos. Amém!!!


Autor: Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com

Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Fruto do Espirito - 1ª Parte - AMOR

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RA)

Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23 RC)

Vamos fazer uma investigação sobre o significado de cada palavra que compõe o fruto do Espirito. Vale salientar que não são “os frutos” mas “o fruto”. É apenas um fruto, mas composto de diversas partes(casaca, semente, polpa, etc.). Acima transcrevi os versículos de Gl 5:22-23 em duas versões: a primeira citação na versão Revista e Atualizada e a segunda na versão Revista e Corrigida.

  • AMOR/CARIDADE

No grego é a palavra “agape”. Ao contrario da língua portuguesa, a língua grega possui uma palavra diferente para casa tipo de amor, existem o “erus”, o “phileo” e o “ágape”. “Erus” é o amor romântico, sensual(esta palavra não aparece no Novo Testamento). “Phileo” representa mais intimamente “afeto terno”. Mas no texto bíblico que estamos analisando o que aparece é o termo “agape”. “Agape” é o amor incondicional, é aquele amor que Deus mostrou para com a humanidade(Jo 3:16), mesmo ela sendo extremamente má e pecadora, Ele a amou, a ponto de entregar seu filho em resgate daqueles que nada mereciam senão a morte, este é o “agape”, esta é a caridade de Deus. O “agape” é um amor prático, como podemos ver na 1ª epistola do apostolo João:

Nisto conhecemos o amor(agape): que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor(agape) de Deus? Filhinhos, não amemos(agapao) de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (1 João 3:16-18 RA)

É com este amor que devemos amar nosso inimigos:

Eu, porém, vos digo: amai(agapao) os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” (Mateus 5:44 RA)

A melhor maneira de você saber o que realmente significa o “agape” é lendo 1Corintios 13.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:1-13 RA).

Esta é a palavra que expressa a própria essência de Deus:

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4:16 RA)

Humanamente falando, este tipo de amor é totalmente impossível de ser praticado, mas graças ao nosso Deus que Ele é o Deus do impossível. E para mostrar seu imenso poder nos dá tal mandamento:

Novo mandamento vos dou: que vos ameis(agapao) uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis(agapao) uns aos outros.” (João 13:34 RA).

Oração: Oh! Pai de amor e Deus de toda consolação, conceda-nos o poder do Espirito Santo que tu fizeste habitar em nós para amarmos-nos uns aos a outros e até mesmo aqueles que nos perseguem. Sei oh! Pai, que tal amor é impossível para mim, mas há algo que seja impossível a ti? Quero Pai, ter o fruto do Espirito em mim, pois se já o tenho ainda esta muito pequenino, faço-o crescer e se tornar maduro. Assim oro e te agradeço, em nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem seja a gloria para todo sempre. Amém!!!


Autor: Solimar Silva e Silva

solimarss@hotmail.com


Bibliografia: Dicionario Vine, Léxico grego de Strong, Biblia Sagrada(versões RA e RC).

O Testemunho de Filipe

Filipe é também outro irmão que a Bíblia descreve como cheio do Espírito Santo. Ele servia as mesas, mas, graças ao Senhor, foi para Samaria e toda a cidade foi virada de cabeça para baixo. Ele foi para o norte pregar o Evangelho, mas o Espírito Santo lhe disse: "Vá para o sul (At 8:26), então ele foi. Filipe encontrou um eunuco que estava em uma carruagem no caminho para a Etiópia na África, e o Espírito lhe disse: "Aproxima-te desse carro e acompanha-o" (At 8:29). A intuição de Filipe estava funcionando, se dissesse que não queria fazer o que o Espírito estava lhe dizendo, então apagaria o Espírito e nada aconteceria. Mas ele obedeceu àquela orientação, aproximou-se da carruagem e aquele eunuco foi batizado porque Filipe lhe ensinou a respeito da Palavra.

A Bíblia diz que o Espírito Santo arrebatou Filipe. Se ele prosseguisse, provavelmente aquele eunuco o convidaria para ir para a Etiópia e se tornaria dependente de Filipe.

Provavelmente a igreja da Etiópia transformaria Filipe em bispo e todos dependeriam dele.

Mas o Espírito Santo arrebatou Filipe, e o eunuco pôde crescer no Senhor, pois ele havido sido salvo pelo Senhor. A Bíblia diz que o eunuco seguiu seu caminho cheio de júbilo. ele não teve Filipe a seu lado, mas o Espírito Santo não o deixou órfão. O Consolador estava nele e lhe ensinaria todas as coisas. Dessa forma o Evangelho chegou até a África por meio de Filipe.

Quando falamos a respeito do Espírito Santo, falamos apenas o poder do alto. O Evangelho pôde ser pregado na África por meio de duas ações do Espírito Santo. Primeiro, orientação imediata: "Aproxima-te do carro". Em segundo lugar, o Espírito Santo preparou as circunstâncias: arrebatou Filipe. Com isso, aquele eunuco não poderia depender de Filipe, mas somente do Espírito Santo. Hoje, sabemos, de acordo com história, que muitas pessoas foram salvas naquela região. Felizmente o Espírito Santo arrebatou Filipe.

Autor: Christian Chen
Extraído do livro, Andai no Espírito – Christian Chen – Edições Tesouro Aberto